A verdade sobre o poliamor

A verdade sobre o poliamor

Mas afinal, o que é o poliamor?

Você sabe o que é poliamor? Poliamor é a atitude adotada por alguns casais que englobam relacionamentos com mais de uma pessoa, é uma abordagem diferente e moderna, onde todas as partes envolvidas têm conhecimento do que acontece neste relacionamento.

Trata-se de uma relação livre, independente de idade e sexo. Os envolvidos criam um vínculo e dividem momentos juntos. A grande parte diz que com o tempo ciúmes e desconfianças desaparecem, dentro deste relacionamento comenta-se que muitos se sentem satisfeitos e felizes.

Os defensores do poliamor afirmam que não se trata apenas de algo sexual, mas de compartilhar sentimentos e objetivos de vida, tornando a relação mais estável.

Compromisso

Sim, há um compromisso envolvido entre as partes e o relacionamento tanto pode basear-se em cada um em sua casa, como todos debaixo de um mesmo teto. Isso depende muito de cada pessoa. É como se você tivesse mais de um namorado ou namorada e todos aceitando essa modalidade de relacionamento.

O poliamor também é visto como um movimento mais jovial.

Descrição de formas do poliamor:

  • Sub-relacionamentos- Casamentos abertos.
  • Polifidelidade- Ocorre quando os envolvidos se relacionam com as mesmas pessoas de determinado grupo, mas há restrições sexuais.
  • Poligamia- Quando uma pessoa no mesmo teto se relaciona com várias pessoas, sendo ela casada ou não.
  • Relações Mono/Poli- Ocorre quando um dos cônjuges é fiel ao outro, não deseja ter outro relacionamento, mas seu parceiro ou parceira adota relacionamentos fora do matrimônio e isto é aceito pela outra parte.
  • Redes de relacionamento interconectadas- Uma relação completamente aberta, tanto sexual, como romântica.
  • Relações em grupo- Todos se relacionam de maneira igual e de comum acordo em uma ocasião ou várias.
  • O Poliamor permite que os envolvidos criem laços emocionais e mantenham contato sempre que possível ou quando desejarem.

Poliamor é considerado um modo de vida. Aqueles que adotam este estilo de relacionamento afirmam que há ainda muito preconceito e dificuldades em se manter uma relação assim.

O poliamor tem sido adotado por muitas pessoas com a visão de melhorar o relacionamento, homens e mulheres mais jovens são os que mais embarcam numa relação deste tipo, mas há também pessoas mais velhas e maduras que aceitam essa modalidade e se sentem felizes desse jeito.

O preconceito

O preconceito ainda é forte perante o poliamor, pois as pessoas não estão tão acostumadas a verem casais se relacionando com vários grupos ou um grupo determinado de pessoas, ainda assim a comunidade desta prática acredita que o mundo e as pessoas estejam ampliando a visão e que isso irá mudar a medida do tempo.

Poliamor (do grego πολύ – poli, que significa muitos ou vários, e do Latim amor, significando amor) é a prática, o desejo de ter mais de um relacionamento íntimo simultaneamente com o conhecimento e consentimento de todos os envolvidos, não devendo, no entanto, ser confundido com pansexualidade. Alguns grupos brasileiros entendem o Poliamor como o modelo de relacionamento não-monogâmico que possui três características principais: não exclusividade afetiva/sexual a dois, consensualidade e equidade entre todas as partes.

Por outras palavras, o poliamor como opção ou modo de vida, defende a possibilidade prática de se estar envolvido – afetiva/sexualmente – em relações íntimas, profundas e estáveis com mais de um parceiro simultaneamente, de forma consensual, honesta e igualitária.

O Poliamor como movimento é mais visível e organizado principalmente nos Estados Unidos, acompanhado de perto por movimentos na Alemanha e Reino Unido. No Brasil, já há até jurisprudência reconhecendo relações poliamorosas, sendo uma das principais estudiosas do assunto no país, a Drª Regina Navarro e o Dr. em antropologia formado pela UFRJ, Antônio Pilão. Em Portugal, tem sido o comunicólogo Daniel Cardoso quem mais tem trabalhado o tema. Recentemente, a imprensa em geral tem feito a cobertura quer do movimento poliamor em si, quer dos episódios que lhe estão ligados. Em Novembro de 2005 realizou-se a Primeira Conferência Internacional sobre Poliamor em Hamburgo, Alemanha. Realizou-se, de 25 a 27 de Setembro de 2015, em Lisboa, Portugal, a 1st Non-Monogamies and Contemporary Intimacies Conference. Atualmente existem grupos de Poliamor no Brasil que se dedicam politicamente à causa, como é o caso da Pratique Poliamor Rj (fundado em 2011).

A verdade sobre o poliamor

A verdade sobre o poliamor

Primeiramente o site “top10frasesdeamor.com.br” agradece a sua visita e deseja a você, tão valoroso leitor, uma boa passagem por aqui.

A verdade sobre o poliamor –  Trata-se de um post criado pelo site “top10frasesdeamor.com.br“, para você compartilhar em suas redes sociais.A

Sendo assim, quem desejar fazer qualquer contato, dar qualquer sugestão ou fazer uma crítica, poderá fazê-lo pelo e-mail: top10frasesdeamor@gmail.com.

Gostaria de ter um site igual a este? Clique no link abaixo:
https://negociosregionais.com.br/blog/

A verdade sobre o poliamor A verdade sobre o poliamor A verdade sobre o poliamor A verdade sobre o poliamor A verdade sobre o poliamor 
Visited 1 times, 1 visit(s) today
Compartilhar isso