As três peneiras da sabedoria

As três peneiras da sabedoria

As três peneiras da sabedoria

Olá, pessoal! Hoje eu vou contar para vocês uma história inédita sobre as três peneiras. Vocês já ouviram falar desse conceito? É uma forma de filtrar o que falamos antes de dizer algo que pode magoar alguém ou espalhar uma mentira. As três peneiras são: a verdade, a bondade e a necessidade. Vamos ver como elas funcionam na prática com essa história que eu inventei.

Era uma vez um homem chamado João, que trabalhava como vendedor em uma loja de roupas. Ele era muito ambicioso e queria crescer na empresa, mas também era muito fofoqueiro e gostava de falar mal dos seus colegas para o gerente. Um dia, ele ouviu uma conversa entre dois funcionários, Ana e Pedro, que estavam reclamando do salário e das condições de trabalho. João pensou que essa era uma ótima oportunidade para se destacar e decidiu contar ao gerente o que tinha ouvido.

Antes de ir falar com o gerente, porém, ele encontrou um amigo na rua, que lhe perguntou como estava o trabalho. João não resistiu e contou a fofoca que tinha ouvido, dizendo que Ana e Pedro estavam planejando fazer uma greve e prejudicar a loja. O amigo ficou surpreso e perguntou:

– Você tem certeza disso? Você passou essa informação pelas três peneiras?

– Três peneiras? Que peneiras? – João perguntou, confuso.

– As três peneiras que devemos usar antes de falar algo sobre alguém. A primeira é a verdade. Você tem certeza absoluta de que Ana e Pedro estavam falando de greve? Você ouviu tudo ou só um pedaço da conversa?

– Bem, eu não ouvi tudo, mas foi o que eu entendi… – João admitiu.

– Então você não passou pela primeira peneira. A segunda é a bondade. O que você vai falar é algo bom para Ana e Pedro? Vai ajudá-los de alguma forma?

– Claro que não! Vai é prejudicá-los! Eles vão ser demitidos se o gerente souber! – João exclamou.

– Então você também não passou pela segunda peneira. A terceira é a necessidade. Você precisa mesmo contar isso ao gerente? Qual o benefício que você vai ter com isso?

– Bem, eu… eu quero me dar bem na loja, quero mostrar que sou um bom funcionário… – João tentou se justificar.

– Mas você não acha que existem outras formas de fazer isso, sem prejudicar os seus colegas? Você não acha que o gerente vai valorizar mais o seu trabalho do que a sua fofoca? – O amigo questionou.

João ficou pensativo e percebeu que o amigo tinha razão. Ele estava sendo injusto e maldoso com Ana e Pedro, e não tinha nenhuma necessidade de contar aquilo ao gerente. Ele agradeceu ao amigo pelo conselho e decidiu mudar de atitude. Ele voltou para a loja e pediu desculpas aos colegas pela intromissão.

Ele também se esforçou mais para melhorar o seu desempenho e a sua relação com os outros funcionários. Com o tempo, ele ganhou a confiança e o respeito do gerente, que lhe ofereceu uma promoção. João ficou muito feliz e aprendeu a lição: antes de falar algo sobre alguém, sempre passe pelas três peneiras.

As três peneiras da sabedoria

Primeiramente o site “top10frasesdeamor.com.br” agradece a sua visita e deseja a você, tão valoroso leitor, uma boa passagem por aqui.

As três peneiras da sabedoria – Trata-se de um post criado pelo site “top10frasesdeamor.com.br“, para você compartilhar em suas redes sociais.

Sendo assim, quem desejar fazer qualquer contato, dar qualquer sugestão ou fazer uma crítica, poderá fazê-lo pelo e-mail: top10frasesdeamor@gmail.com.

Gostaria de ter um site igual a este? Clique no link abaixo:
https://negociosregionais.com.br/blog/

Visited 1 times, 1 visit(s) today
Compartilhar isso