Chupar o dedo
Chupar o dedo
Sumário
Chupar o dedo
Até os 4 anos é considerada completamente normal e inofensiva a mania de chupar dedo, fase em que a sucção prolongada passa a afetar o desenvolvimento da mandíbula e dos dentes, segundo a Associação Americana de Odontologia (ADA) — é incomum em adultos. Então, de acordo com estudo publicado pelo jornal britânico Daily Mail, apenas um em cada 10 maiores de idade chupa dedo.
Para a psicóloga Daiane Daumichen, a perpetuação desse hábito está diretamente ligada a questões emocionais. “Muitos adultos sentem conforto e acolhimento ao chupar o dedo, especialmente quando se sentem sozinhos e desprotegidos”, elucida Daiane.
Portanto, ainda segundo a especialista, a artimanha também é comumente usada para aliviar o estresse e em nada tem a ver com o nível de maturidade do indivíduo. “A sensação de conforto, relaxamento e bem-estar de chupar o dedo nas crianças muitas vezes é transportada para a fase adulta. Se não incomoda a pessoa, está tudo bem. A mania não deve ser necessariamente encarada como um problema”, tranquiliza.












