Origem da Tabela periódica
Origem da Tabela periódica
Origem da Tabela periódica
A tabela periódica é uma das ferramentas mais importantes da química, pois organiza os elementos químicos de acordo com suas propriedades e características. Mas você sabe qual é a origem da tabela periódica? Quem foi o primeiro a criar essa forma de classificação dos átomos? Neste post, vamos contar um pouco da história da tabela periódica e como ela evoluiu ao longo do tempo.
A primeira tentativa de organizar os elementos químicos foi feita pelo químico francês Antoine Lavoisier, no final do século XVIII. Ele dividiu os elementos em quatro grupos: metais, não-metais, gases e terras. Porém, essa classificação era muito simples e não levava em conta as semelhanças entre os elementos.
Em 1817, o químico alemão Johann Wolfgang Döbereiner percebeu que alguns elementos tinham propriedades químicas parecidas e formavam grupos de três, chamados de tríades. Por exemplo, o lítio, o sódio e o potássio eram metais alcalinos que reagiam violentamente com a água. Além disso, a massa atômica do elemento do meio era aproximadamente a média das massas dos outros dois. Porém, nem todos os elementos se encaixavam nesse padrão.
Em 1864, o químico inglês John Newlands propôs a lei das oitavas, que consistia em ordenar os elementos em ordem crescente de massa atômica e observar que as propriedades se repetiam a cada oito elementos. Por exemplo, o lítio e o sódio eram o primeiro e o nono elemento da lista, respectivamente, e tinham propriedades semelhantes. Porém, essa lei também tinha limitações, pois não funcionava para os elementos mais pesados.
Em 1869, o químico russo Dmitri Mendeleev publicou a primeira versão da tabela periódica moderna. Ele também ordenou os elementos em ordem crescente de massa atômica, mas deixou espaços vazios para os elementos que ainda não tinham sido descobertos. Além disso, ele mudou a posição de alguns elementos para que ficassem em colunas com elementos de propriedades semelhantes. Essas colunas foram chamadas de famílias ou grupos. Mendeleev também previu as propriedades dos elementos desconhecidos com base nos seus vizinhos na tabela.
Em 1913, o físico inglês Henry Moseley descobriu que o número atômico (número de prótons no núcleo do átomo) era a propriedade que determinava a posição dos elementos na tabela periódica. Assim, ele corrigiu algumas anomalias da tabela de Mendeleev e ordenou os elementos em ordem crescente de número atômico.
A tabela periódica atual conta com 118 elementos químicos, divididos em 18 grupos e 7 períodos. Os grupos indicam os elementos que têm a mesma configuração eletrônica na camada mais externa (camada de valência) e, portanto, têm propriedades químicas semelhantes. Os períodos indicam os elementos que têm o mesmo número de camadas eletrônicas. Além disso, a tabela periódica possui quatro blocos (s, p, d e f), que correspondem aos subníveis de energia dos elétrons.
A tabela periódica é um instrumento fundamental para o estudo da química e da natureza da matéria. Ela nos permite entender as relações entre os elementos químicos e prever seu comportamento em diferentes situações. A tabela periódica é uma obra coletiva da ciência, que foi construída e aprimorada por vários cientistas ao longo da história.
Primeiramente o site “top10frasesdeamor.com.br” agradece a sua visita e deseja a você, tão valoroso leitor, uma boa passagem por aqui.
Origem da Tabela periódica – Trata-se de um post criado pelo site “top10frasesdeamor.com.br“, para você compartilhar em suas redes sociais.
Sendo assim, quem desejar fazer qualquer contato, dar qualquer sugestão ou fazer uma crítica, poderá fazê-lo pelo e-mail: top10frasesdeamor@gmail.com.
Gostaria de ter um site igual a este? Clique no link abaixo:
https://negociosregionais.com.br/blog/











