Tudo sobre Lunário Perpétuo

Tudo sobre Lunário Perpétuo

Tudo sobre Lunário Perpétuo

Você já ouviu falar do livro “O lunário perpétuo” de Jerónimo Cortés? Trata-se de um almanaque ilustrado com xilogravuras que foi publicado pela primeira vez em Valência, na Espanha, em 1594, e que teve inúmeras reedições ao longo dos séculos, com variações no seu título e conteúdo.

O livro era uma espécie de guia para a vida cotidiana, oferecendo conselhos e orientações sobre os mais variados aspectos, como as fases da lua, os eclipses do sol, as festas religiosas, as previsões do tempo, os horóscopos, os elementos de direito, navegação, teologia, saúde, agricultura, e até mesmo como interpretar o comportamento dos animais.

O autor, Jerónimo Cortés, foi um astrônomo e naturalista espanhol que viveu entre o final do século XVI e o início do século XVII. Ele ganhou reputação como um excelente astrólogo e matemático, e como um investigador da natureza. O seu livro foi um dos mais populares escritos em castelhano de todos os tempos.

O livro era especialmente útil para os agricultores, que podiam organizar a sua rotina ao longo do ano seguindo as instruções do almanaque para fazer boas colheitas. O livro também continha biografias de santos e papas, e algumas receitas de medicina, navegação e agricultura.

No entanto, o livro não escapou da censura da Inquisição, que o expurgou em 1632, baseando-se na edição de Barcelona de 1625. Depois de revisto, o livro circulou principalmente com o título de “El Non Plus Ultra del Lunario y pronostico perpetuo, general y particular para cada Reyno y Provincia”, mas popularmente ficou conhecido apenas como “Lunario Perpetuo”, “Lunario” ou mesmo “Prognostico”.

O livro foi traduzido para o português pela primeira vez em 1703, por Antônio da Silva de Brito. Logo se tornou muito popular no Brasil, especialmente no nordeste, onde foi o livro mais lido durante dois séculos. Segundo o folclorista Câmara Cascudo, que mantinha um exemplar na sua mesa de cabeceira, “não existia autoridade maior para os olhos dos fazendeiros, e os prognósticos meteorológicos, mesmo sem maiores exames pela diferença dos hemisférios, eram acatados como sentenças”.

Hoje em dia, o livro é uma fonte preciosa de informação sobre a cultura popular e a história da ciência na época moderna. Ele revela como as pessoas se relacionavam com o tempo, o espaço, a natureza e a religião. Ele também mostra como o conhecimento científico era difundido e apropriado pelas camadas populares. O livro é um testemunho da riqueza e diversidade do saber popular.

Se você se interessou pelo livro “O lunário perpétuo” de Jerónimo Cortés, você pode encontrar algumas edições digitalizadas na internet. Uma delas é a edição portuguesa de 1710, que está disponível no site do Internet Archive. Outra é a edição espanhola de 1598, que está disponível no site da Biblioteca Nacional da Espanha. Boa leitura!

Tudo sobre Lunário Perpétuo

Primeiramente o site “top10frasesdeamor.com.br” agradece a sua visita e deseja a você, tão valoroso leitor, uma boa passagem por aqui.

Tudo sobre Lunário Perpétuo – Trata-se de um post criado pelo site “top10frasesdeamor.com.br“, para você compartilhar em suas redes sociais.

Sendo assim, quem desejar fazer qualquer contato, dar qualquer sugestão ou fazer uma crítica, poderá fazê-lo pelo e-mail: top10frasesdeamor@gmail.com.

Gostaria de ter um site igual a este? Clique no link abaixo:
https://negociosregionais.com.br/blog/

Visited 1 times, 1 visit(s) today
Compartilhar isso