Estou acima do peso, e agora?

Estou acima do peso, e agora?

Conheça 2 formas de saber se você está acima do peso.  Manter a forma, estabelecer uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente é o objetivo de boa parte das pessoas que acham que estão acima do peso. A mudança de hábitos é realmente importante para uma vida mais equilibrada e feliz.

Mas a realidade do brasileiro é bem diferente. Segundo um estudo publicado na revista científica Lancet, um quinto da população brasileira adulta, ou quase 30 milhões de pessoas, é obesa. A análise aponta que 23% das mulheres brasileiras sofrem com sobrepeso. Já os homens têm um índice menor, com 17% deles acima do peso.

A obesidade vai muito além da questão estética. Problemas graves de saúde, como hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares estão relacionadas com o excesso de peso e alimentação inadequada.

Se você quer manter a sua saúde em dia e fugir da obesidade, veja a seguir as duas formas que listei para te ajudar a saber se você está ou não acima do peso.

Top10 Frases de Amor ir?t=2&l=alb&o=33&a=B078XGGQYD Estou acima do peso, e agora? Frases Saúde  saúde saudade sabedoria namorados dia dos pais casamento   Top10 Frases de Amor ir?t=2&l=alb&o=33&a=B07B9ZRJSZ Estou acima do peso, e agora? Frases Saúde  saúde saudade sabedoria namorados dia dos pais casamento   Top10 Frases de Amor ir?t=2&l=alb&o=33&a=B077KB7G3D Estou acima do peso, e agora? Frases Saúde  saúde saudade sabedoria namorados dia dos pais casamento

1. Cálculo do índice de massa corporal

A primeira dica para saber se você está acima do peso e se precisa mudar o quanto antes os seus hábitos alimentares, é fazer o cálculo do índice de massa corporal (IMC). Para isso, é preciso ter o peso e a altura atualizados para que a conta represente a realidade. Depois, é basta dividir o peso duas vezes pela altura, conforme o exemplo abaixo:

Vamos utilizar no exemplo uma pessoa de 55 quilos e que tenha 1,60 de altura.

Cálculo do índice de massa corporal = peso (quilos) ÷ altura ÷ altura (metros)

Cálculo do IMC: 55 ÷ 1,60 ÷ 1,60 = 21.48

Para saber se o resultado é favorável, é preciso seguir a tabelinha do IMC para cada faixa etária. Abaixo, estão os resultados para adultos:

  • Baixo peso muito grave = abaixo de 16
  • Baixo peso grave = entre 16 e 16,99
  • Baixo peso = entre 17 e 18,49
  • Peso normal = entre 18,50 e 24,99
  • Sobrepeso = entre 25 e 29,99
  • Obesidade grau I = entre 30 e 34,99
  • Obesidade grau II = entre 35 e 39,99
  • Obesidade grau III (obesidade mórbida) = maior que 40

 

Top10 Frases de Amor Saúde-85-250x250 Estou acima do peso, e agora? Frases Saúde  saúde saudade sabedoria namorados dia dos pais casamento

Estou acima do peso, e agora?

2. Medição da circunferência abdominal ajuda a saber se você está acima do peso

O cálculo do IMC é bastante interessante para saber se o seu peso está dentro da normalidade ou não. No entanto, ele não consegue diferenciar o peso bom do peso ruim, isto é, o peso da gordura do peso dos músculos, ossos e outras partes do corpo. Sendo assim, há outra maneira bastante eficaz para identificar o sobrepeso: a avaliação da circunferência abdominal.

Para fazer a medição, basta posicionar uma fita métrica em volta do abdômen, na altura do umbigo, mantendo a barriga relaxada. Depois, é preciso anotar os dados e utilizar a tabela base que indicará se você está acima do peso, conforme a seguir:

Mulheres:

  • Risco: circunferência abdominal maior que 80 cm
  • Risco aumentado: circunferência abdominal acima de 88 cm

Homens:

  • Risco: circunferência abdominal maior que 94 cm
  • Risco aumentado: circunferência abdominal maior que 102 cm

Tanto o cálculo do IMC quanto a medição da circunferência abdominal são formas efetivas de saber se está acima do peso. E se você quer continuar por dentro desse assunto, confira em meu o blog o artigo em que aponto as 4 maiores dificuldades de quem quer emagrecer.

 

 

(Visited 99 times, 1 visits today)

Related Post

Compartilhar isso

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*